A verdadeira alma das gentes do Douro revela-se principalmente nas velhas e populares canções coreográficas e alegres, entre as quais é obrigatório salientar a inconfundível Chula, o Vira, a Cana-Verde e o Malhão.
A chula é uma dança popular, geralmente cantada ao desafio em festas ou durante os trabalhos de campo.
As mais conhecidas são a "chula amarantina" e a "chula de paus".
Os instrumentos mais conhecidos desta região são a viola amarantina (de Amarante), o violão, o tambor, os ferrinhos e a rabeca ou bandolim.
A primeira característica da tradição musical desta província a despertar a nossa atenção é enorme abundância de formas vocais de estrutura polifónica marcadamente arcaica, as tão peculiares “cantas” e “cramóis”, cuja origem remonta provavelmente ao canto litúrgico medieval.
No que respeita à música instrumental e coreográfica, há que assinalar a presença de um impressionante conjunto de danças de salão de origem europeia, (valsas, polcas, mazurcas, etc.) que, existindo embora um pouco por todo o país, tomam aqui um estatuto e importância absolutamente único, tudo isto pode ser atribuido à longa permanência na zona das tropas invasoras de Napoleão.
Amadeus(poetra)