Horas de Musicar:

relojes web gratis

segunda-feira, 1 de junho de 2009

A música cubana é a expressão dos ritmos trazidos para a ilha de Cuba especialmente pelos colonizadores espanhois e os escravos negros da Áfricaou seja, a mistura de géneros e culturas. O som cubano nasceu nos campos do oriente cubano, na segunda metade do século XVIII, tendo como antecedentes a influência hispânica, francesa e africana. Devido a essa união perfeita, ao chegar às cidades, no início do século XIX, contagiou a população.
Cuba possui vários ritmos herdados de seus colonizadores como: salsa e merengue, influências africanas, rumba e principalmente o mambo que alega-se ser formado em Cuba por Orestes e Israel López (ex-integrantes da banda "Arcano y sus maravillas").
A “Descarga” é um estilo de música em que os músicos em improviso, literalmente descarregam a sua alma deixando a música seguir sozinha pelo conjunto do grupo com quem se está a tocar.
Até o final do século XIX, a música cubana ainda não havia encontrado a sua verdadeira identidade. O único som ouvido em Cuba ecoava dos primitivos instrumentos tocados pelos índios Taínos e Siboneyes. Eram sons de tambores, conchas, maracas e outros instrumentos de percussão.
Cuba tem grandes músicos e bandas como Buena Vista Social Club, Addys D'Mercedes, Orishas e Benny Moré.
A música teve um papel importante na formação e identidade deste país.

1 comentário:

  1. A música cubana nasce justamente dessa mixagem de ritmos dos colonizadores espanhóis e dos escravos negros da África. É uma dessas situações em que um episódio infeliz (e até meio que criminoso, não é mesmo?) acaba tendo repercussões laterais bem positivas. A música é obviamente exemplo máximo dessa realidade. Da salsa à rumba, como você refere e bem, há no país uma variedade imensa de músicos, bandas e de músicas. Buena Vista Social Club, que começou por ser um clube, é um casos mais sonantes, ainda que praticamente todos os membros da formação tenham já desaparecido... Fica a música, sempre! E essa você pode escutar em uma rádio que eu escuto a toda a hora. Vai a http://cotonete.clix.pt/ e encontra tudo lá!

    ResponderEliminar